Uma ideia ruim implementada é melhor do que uma boa ideia engavetada

3-uma-ideia-ruim-implementada-e-melhor-que-uma-boa-ideia-engavetad

Temos muito medo de errar e costumamos postergar ao máximo nossos projetos. Outros costumam ter a ilusão de que uma vez no mundo sua ideia será instantaneamente roubada por alguém. No fim, acabamos guardando nossas ideias só para nós mesmos em uma insana loucura (existe loucura não insana? 🤔) .

Essa forma de pensar é extremamente prejudicial para nosso desenvolvimento pessoal e também, obviamente, para nossos projetos que nunca saem do papel.

Então mude um pouco sua visão sobre o assunto e pense que 1 é maior que 0. Na realidade, pense que 0,01 é maior que 0. Você pode não receber um 10, mas já recebeu algum feedback que irá auxiliar no aperfeiçoamento das suas ideias. Por isso, uma péssima ideia implementada já vale zilhões de vezes mais do que uma fantástica ideia engavetada.

Eu costumava dizer essa frase sempre que alguém vinha na empresa apresentar sua ideia de startup. A cada 10 pessoas, por volta de umas 6 me perguntavam se eu não ia roubar a ideia delas. Como eu havia abandonado a assinatura de cláusulas de confidencialidade no primeiro contato, algumas dessas pessoas simplesmente iam embora sem dizer uma única palavra sobre o projeto delas.

Eu pensava comigo mesmo:

“Cara, essa pessoa acabou de perder uma ótima oportunidade de receber uma avaliação grátis sobre a ideia dela”. – Davi reflexivo


Claro que não sou o melhor de todos, mas com certeza poderia agregar muito ao projeto, como sempre faço em minhas conversas sobre negócios. Então, passei sempre a alertar as pessoas de que elas deveriam sim compartilhar suas ideias com outras pessoas, principalmente com pessoas que são da área. Imagina você, pesquisador astrofísico que tem uma teoria disruptiva, um certo dia cruza com o Neil deGrasse e pensa:

“Ah, nem vou falar nada porque ele é famoso e rico. Com certeza vai roubar minha teoria e vai dizer que foi ele que formulou.” – Oreia seca


Brother, simplesmente você acabou de perder a melhor oportunidade da sua vida e agora vai participar da seita. Aceita que dói menos.

Como você vai desenvolver um projeto sem compartilhar? É impossível pois você não vai conseguir fazer tudo sozinho. E mesmo se conseguir, imagina ficar anos trabalhando em segredo e depois de tanto tempo descobrir que ninguém quer aquilo ou que não faz o menor sentido? Esse inclusive é um dos grandes erros em gestão de projeto (opaa conteúdo para o #EuErroTemTino).


Então deixa de ser teimoso e pega aquele projeto seu que tá todo empoeirado na gaveta. Compartilha agora mesmo com seu grupo de amigos. Depois ligue para alguém da área e pergunte o que ele acha. Na semana que vem, começa a construir seu projeto nem que seja apenas definir o nome.

Tem dúvidas sobre quem é seu público alvo? Então se liga nesse artigo que escrevi sobre construir um funil de vendas e leia o trecho sobre Mapa da Empatia e Jornada do Consumidor.

Obrigado pela agradável companhia e deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão 🤙

Abraaaaaço.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *