Como fazer um vídeo no Youtube: Técnicas de Marketing Digital e SEO

3-Como-fazer-um-video-no-youtube-marketing-digital-youtube-seo

0
Dificuldade Média
R$ 0
Investimento
0 h
Tempo de Execução

Introdução

Ahhhh como é bom ver o resultado final de um trabalho difícil! Agora você está com seu lindo filhotinho (vídeo exportado) olhando para ele igual um papai babão. Maaaaas calma lá, meu bródi. O trabalho não acabou. Rapadura é doce mas não é mole não. 

Já pensou em como as pessoas vão encontrar seu vídeo no momento de fazer uma pesquisa no Youtube ou no Google? Você sabe que existe uma técnica para desbancar os vídeos dos seus concorrentes e melhorar suas probabilidades de ficar em primeiro nas pesquisas? Pois é. Nesse artigo vou te ensinar exatamente isso: técnicas de SEO para seu vídeo no Youtube. 

 

Antes de tudo, vamos ao nosso tradicional resumão. Se você perdeu uma das três etapas, segue o link:

Recapitulando: As informações como tempo de execução, ferramentas e investimento da empreitada consistem na junção das etapas I e II, até porque uma influencia nas escolhas da outra. A etapa III tem suas informações independentes das outras. O contexto envolve a criação de um vídeo com o objetivo de mostrar a aplicação de um produto e servir como uma ferramenta de divulgação mas também de orientação para a aplicação da mercadoria. Mas então vamos lá para você aprender a como fazer um vídeo para o Youtube do começo ao fim.

 

Para começar, vamos aos detalhes desse novo conhecimento que você vai inserir em sua caixa de ferramentas para utilizar no seu trabalho e projetos: 

 

⏱ Tempo de Execução

5 horas aproximadamente

 

💸 Investimento

R$0. De graaaaaaaaaaaça meu bródi.

 

🧠 Nível de Dificuldade

6. Iremos trabalhar no Excel mas a dificuldade central está em definir boas palavras-chaves de acordo com seu objetivo. É um trabalho que necessita bom entendimento do seu modelo de negócio e público alvo.

 

🛠️ Ferramentas

  • Google Adwords
  • Ubersuggest by Neil Patel
  • Canva
  • VidIQ
  • Youtube Studio

Vou manter o link do resultado final. Veja se te agrada (críticas construtivas, por favor. Se vier com ódio vai tomar um “foi ban te conhecer”)

 

 

SEO para vídeos no Youtube

Bom, esse tópico estava me gerando uma das maiores expectativas. Como eu já trabalhei na área do Inbound Marketing, mais precisamente com SEO para conteúdos escritos, ainda me faltava essa lacuna de conhecimento que envolve o ranqueamento de um conteúdo em vídeo. 

 

Já me pairava uma certa suspeita sobre as variáveis responsáveis pelo SEO para vídeos e uma delas é um fato: o conteúdo do seu vídeo influencia diretamente nos resultados de ranqueamento do mesmo. Em outras palavras, é como eu sempre digo: conteúdo meio 💩 tem resultado meio 💩. Por outro lado, conteúdo bom tem resultado bom. Simples assim. Isso acontece pois um dos termômetros do Youtube para verificar se a audiência está gostando ou não daquele vídeo é o engajamento.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica utilizada para tornar possível as ferramentas de buscas identificarem do que se trata seu conteúdo. Obviamente as tecnologias de inteligência artificial têm avançado muito nos últimos anos e já é viável, por exemplo, a identificação de imagens de forma automática. Mas ainda assim, quando você quer ranquear uma imagem, se torna muito importante a utilização dessas técnicas de SEO para deixar claro aos algoritmos que aquela foto de uma árvore é uma árvore e não uma pamonha (pamonha vai ser você se não ficar ligado).

 

Isso acontece também com os vídeos. Retirei muitas informações importantes do Youtube Creator Academy. Por ser uma fonte oficial, considero extremamente importante que você também leia. Abaixo eu tentei fazer um resumo do que considerei mais relevante mas comece vendo esse vídeo do próprio Youtube que é uma explicação sucinta de como o algoritmo funciona: 

 

 

Seleção da palavra-chave

Rapaz, essa parte aqui é uma das mais importantes. Não se iluda com a escolha de uma palavra-chave super concorrida achando que vai ter retornos imediatos. Você não vai. Nem tente, nesse início, apostar suas fichas em conteúdos já dominados por grandes canais ou criadores de conteúdos, como por exemplo “Como ganhar dinheiro” (inclusive é lotado de picareta nesse tema. Não seja um deles por favor).

 

Eu mesmo gosto muito de utilizar uma técnica chamada Cauda Longa, onde identifico um conjunto de palavras-chave que faz sentido para meu público alvo e que tem uma concorrência digital menor, tornando meu conteúdo mas nichado e, consequentemente com menos buscas, mas também com maiores probabilidades de ter um ranqueamento satisfatório.

 

Se você está começando agora, recomendo fazer o mesmo. Com o tempo sua presença digital vai se consolidar e você vai sim poder alçar voos mais altos, mas espera a criação de solidez na sua base de autoridade digital.

 

“Beleza Davi, mas Cauda Longa é de comer ou passar no cabelo?” – Oreia seca

Bem, esse tópico merece uma postagem somente para ele. Então se você tem interesse em saber mais, deixa aí nos comentários que o Davi do futuro vai se disponibilizar para te ensinar. No nosso exemplo aqui, iremos utilizar a palavra-chave “Madeira para Cerca” pois esse vídeo tem um objetivo estratégico de complementar um conteúdo já ranqueado em um website e, quem sabe também conseguir um ranqueamento orgânico pelo Youtube. 

 

Título do vídeo

Tente encaixar a palavra-chave logo no começo do título. Se não der para colocar no começo, pelo menos adicione a palavra-chave em algum lugar no título. O importante é a palavra-chave estar lá. O seu título deve gerar expectativa sobre o conteúdo e ao mesmo tempo explicar de forma clara o que seu vídeo aborda. Essas informações eu também retirei do Youtube Creator Academy.

Atributos que você NÃO deve ter em seus títulos: 

 

Enganoso

Explique a ideia errada sobre o conteúdo do seu vídeo.

 

Chocante

Utiliza de texto ou linguagem escandalosa para chamar atenção. 

 

Repulsivo

Usa textos repugnantes e que geram repulsa nas pessoas.

 

Violência gratuita

Textos que promovem, sem necessidade, a violência ou abuso.

 

Indecente

Com conotação sexual ou obscena

 

Exagero

Títulos que utilizam de letras maiúsculas ou acentos de exclamação para dar ênfase.

 

Nome do arquivo

Escreva a palavra-chave no nome do arquivo que você vai fazer upload com as palavras separadas por hífen e sem utilização de acentos. Nesse nosso exemplo prático, salvei o vídeo como “madeira-para-cerca-mm-eucalipto-tratado”. Madeira para cerca foram as palavras-chave escolhidas. Adicionei o nome da empresa para no caso de alguém fazer uma pesquisa no Google também esbarrar com o vídeo. 

 

Descrição do vídeo

Na descrição do vídeo não se esqueça de utilizar a palavra-chave. A descrição deve ter um volume de texto e o ideal seria utilizar o limite máximo de caracteres, mas nem sempre estamos com a criatividade necessária para fazer isso. Evite fazer textos curtos e dentro da descrição utilize a palavra-chave com uma densidade próxima da 1%, ou seja, caso a sua descrição tenha um total de 200 palavras, mantenha um nível de repetição próximo de 2 vezes. Dê preferência para a palavra-chave principal escolhida mas também é válido inserir sinônimos também. Os algoritmos de buscas conseguem correlacionar palavras que tem o mesmo significado com o tema principal do seu texto, não se preocupe.

 

A descrição pode ser separada em três partes:

 

Descrição resumida

As primeiras linhas da sua descrição serão exibidas na pesquisa dos usuários antes de clicarem em seu vídeo. Por isso, faça um resumo rápido e chamativo sobre o tema do seu vídeo para que as pessoas fiquem interessadas e cliquem nele. Não se esqueça, nada de click bait pelo o amor de nossa senhora dos vídeo ranqueados! 🙏🎞️

 

Mostrar mais

O resto do seu conteúdo está na parte do mostrar mais. Aqui a dica é escrever uma descrição que seja útil para as pessoas, talvez até com conteúdos que complementam o vídeo. Você pode inclusive escrever as marcações de tempo onde estão partes importantes do vídeo. Nunca repita a mesma descrição para todos seus vídeos e não escreva um monte de tags pois isso viola as diretrizes do Youtube e seu canal pode ser penalizado. 

 

Descrição padrão

Você pode definir em seu canal uma descrição padrão que será adicionada em todas suas descrições. Aqui podemos escrever a url do seu website, informações de contato ou outros links que sejam relevantes para seu negócio. Olha como ficou minha descrição padrão: 

seo-para-video-youtube-palavra-chave-descricao

 

A fonte dessas informações estão no vídeo abaixo:

 

 

 

Utilize de tags

Selecione tags que são correlacionadas com sua palavra-chave principal. Vou deixar três dicas rápidas para você encontrar algumas palavras relacionadas com o tema escolhido. O processo de selecionar tags utiliza de coisas semelhantes no momento de selecionar palavras-chave. Por isso, você também pode utilizar essas ferramentas para selecionar sua palavra-chave principal. 

 

Ubersuggest do Neil Patel.

O Neil Patel é um estrategista de marketing mundialmente famoso (e bem sucedido) que tem essa excelente ferramenta que dá aquela salvada maneira no nosso trabalho. Através da ferramenta dele você pode escrever a palavra-chave principal definida e a própria ferramenta te dá algumas alternativas correlacionadas. Além disso, a ferramenta também te oferece outras métricas interessantes, como volume de buscas, CPC (custo por clique) e o SD ( um tipo de índice de dificuldade de ranqueamento orgânico). Em minha técnica de análise cauda longa irei aprofundar melhor na utilização de cada uma dessas informações. 

seo-para-video-youtube-palavra-chave-ubersuggest

 
Buscador do Google Adwords

Isso mesmo, o Google Adwords tem uma ferramenta similar ao do Neil Patel (na verdade o Tio Neil que tem uma ferramenta similar ao do Google rsrs) e que também vale a pena dar uma conferida. Faça sua conta no Google Adwords e vá em Ferramentas e Configurações. Dentro da aba Planejamento você encontra o Planejador de Palavas-Chave.

seo-para-video-youtube-palavra-chave

 

VidIQ

A ferramenta VidIQ Vision for Youtube é realmente muito útil e especializada na análise de vídeos, portanto não deixe de dar uma conferida. É uma extensão do Google Chrome que você instala e sempre que estiver navegando pelo Youtube, ela já te entrega informações sobre o vídeo em específico. 

 

Como utilizar?

  1. Permita que a extensão do VidIQ posso funcionar em aba anônima. Todas suas análises precisam ser realizadas dessa forma pois seu histórico de busca influência em como o Youtube irá exibir conteúdos em suas buscas, por isso, para ter uma ideia de como seu conteúdo está realmente ranqueado, você precisa usar a aba anônima. Dentro do Google Chrome, acesse Mais ferramentas e Extensões. Entre nas configurações do VidIQ e habilite seu funcionamento em aba anônima.seo-para-video-youtube-palavra-chave-vidiq-anonimo
  2. Faça uma pesquisa (com aba anônima!) no Youtube utilizando a palavra-chave principal definida. Neste caso iremos pesquisar por “madeira para cerca”.
     Reparem que o meu vídeo já se encontra em primeiro pois tirei esse print um tempo depois de ter lançado o conteúdo
  3. Selecione os vídeos com ranquemantos mais altos e veja suas informações. O VidIQ automaticamente irá criar um excelente relatório no canto direito da sua tela com várias informações que iremos utilizar no final desse artigo. Uma dessas informações consiste nas tags que aquele vídeo cadastrou. Visto que é um vídeo com um bom ranqueamento na palavra-chave que você deseja, essas tags podem ser uma boa sugestão para você também utilizar. seo-para-video-youtube-palavra-chave-vidiq-tags

Vou abordar melhor no post sobre a estratégia de Cauda Longa outras técnicas e dicas. Claro, isso se o Davi do futuro colaborar e parar de fazer autossabotagem. 

 

Miniaturas personalizadas

As capas ou miniaturas personalizadas precisam traduzir o conteúdo do seu vídeo. Utilize uma frase curta e direta pois irá estimular que as pessoas cliquem nele. 

Seguindo as próprias orientações do Youtube, a imagem da sua miniatura personalizada deve ser a maior possível. Ela será usada como imagem de prévia no player incorporado. Recomendamos essas dicas para suas miniaturas personalizadas:

  • Tenham uma resolução de 1280×720 (com largura mínima de 640 pixels);
  • Sejam enviadas em formatos de imagem como JPG, GIF ou PNG;
  • Fiquem abaixo do limite de 2 MB;
  • Apresentem a proporção de 16:9, a mais usada em players e visualizações do Youtube;
  • Use de fonte grande e de fácil leitura;
  • Tenham uma boa qualidade para evitar que as pessoas pensem que seu vídeo seja de baixa qualidade;
  • Não sejam imagens complexas e com textos pequenos;

 

Eu usei ele, o nosso queridinho da década Canva e com os templates do Youtube Thumbnail. Bixo, nem gasta seu tempo tentando usar o Photoshop ou outro programa mais robusto. O Canva é mais do que suficiente para você executar um bom trabalho nessa etapa.

 

Dica: Não faça o upload do vídeo enquanto está criando a imagem no Canva pois seu navegador vai ficar incrivelmente lento. 

 

A criação foi muito simples. Salvei um print de um momento do vídeo que mostrava a cerca de eucalipto tratado e fiz o upload para o Canva. Depois selecionei uma fonte densa e de fácil leitura. Escrevi o texto explicativa e exportei a imagem. Dá uma olhada como ficou: 

seo-para-video-youtube-palavra-chave-capa

 

Persona

Outro tópico interessante de se levar em consideração é a lista de vídeos exibida na pesquisa das pessoas. Essa lista vai depender do histórico de cada indivíduo. Então o seu vídeo vai ser direcionado para as pessoas que o Youtube entendeu que são seu público alvo. Portanto, se seu conteúdo normalmente gera mais engajamento com um público universitário, seu vídeo deve perder força de ranqueamento quando uma pessoa mais velha faz a mesma busca. Por isso, é importante você já ter uma definição de como vai ser seu posicionamento como um todo para facilitar que seus conteúdos sejam ranqueados com mais facilidade. 

 

Métricas de engajamento 

O engajamento é uma reflexão direta sobre a qualidade do conteúdo que você produziu. Altas taxas de engajamento significam que o público gostou do vídeo e isso irá reforçar seu SEO. Abaixo segue algumas constatações positivas de engajamento:

 

Número de likes

Quantidade absoluta de pessoas que deram like no seu vídeo.

 

Número de compartilhamentos

Quantidade absoluta de pessoas que compartilharam seu vídeo.

 

Número de visualizações

Quantidade absoluta de pessoas que visualizaram seu vídeo.

 

Taxa de clique

Relação de pessoas que viram seu vídeo na lista de busca e que clicaram para vê-lo. Esse tópico está muito correlacionado com sua capa e seu título. Manim, seguinte. Agora vem a treta. Eu não gosto muito da utilização de Click Bait, que é aquela estratégia de criar títulos e capas sensacionalistas somente para conseguir cliques.

“Ora pois, por que não Davi?” – Oreia seca

Veja bem, se sua estratégia fica apenas em fazer Click Bait e abandona a qualidade do conteúdo igual o abacaxi assado no churrasco, você será desmascarado em algum momento. Com o passar do tempo, provavelmente seu ranqueamento vai perder força pois seus níveis nas outras variáveis não estarão correlacionadas com suas altas taxas de cliques.

“Hmm entendi Davi, então lance é tocar o foda-se na capa/título e focar só no conteúdo?” – Oreia seca

Nãoooo jovem. Como clicar no vídeo é uma das etapas fundamentais no processo, você tem que buscar uma capa e um título que pelo menos comunique aquelas pessoas sobre a temática do seu vídeo, tentando manter também um pouco de curiosidade para estimular o clique.

A dica aqui é moderação e adequação. Ou seja, traga um título correspondente com o que você vai entregar. Imagina você clicando em um vídeo que te gerou uma baita expectativa e lá no final o vídeo é meio merda e nem te trouxe o conteúdo prometido? Como você se sentiria? Provavelmente menos tendencioso a dar um like e deixar um comentário positivo, não é mesmo?

 

“Não tente aumentar a CTR com miniaturas ou títulos indutores de cliques. O YouTube recomendará um vídeo para os espectadores se o conteúdo for relevante para eles e se a duração média da visualização do vídeo indicar que os espectadores o consideram interessante. Essa métrica geralmente é baixa para os vídeos indutores de cliques e, portanto, é menos provável que eles sejam recomendados pelo YouTube. Para saber se sua miniatura é indutora de cliques, verifique se a CTR está alta e a duração média da visualização continua baixa. Além disso, veja se a quantidade de impressões é inferior ao esperado.” – Youtube

 

Conversão em inscritos

Quantidade de pessoas que visualizaram seu vídeo e resolveram se inscrever. Cara, essa taxa é realmente interessante de se analisar e, imagino que seja bem relevante para o ranqueamento. Imagina só, você vê um vídeo e ele é tão bom, entregando uma quantidade enorme de conteúdo relevante que você pensa “Mano do céu, esse brother manja mesmo desse assunto. Vale minha inscrição.” Surreal de bom, né? 

 

Retenção de audiência

Quantidade de pessoas que permaneceram vendo o vídeo até seus minutos finais. Muitos vídeos que utilizem de click bait perdem exatamente neste ponto. Depois de sermos ludibriados com um título enganoso e uma capa exagerada, ficamos decepcionados com o conteúdo do vídeo e rapidamente abandonamos o mesmo. Isso é conhecido como fuga de audiência.  Vídeos com conteúdos de qualidade apresentam taxas de retenção elevadas e, consequentemente, apresentam ranqueamento melhor pois provaram que o conteúdo é de interesse do público. 

 

Quantidade de comentários

É a densidade de comentários feitos no seu vídeo. Esse tópico merece uma reflexão maior pois um vídeo que gera polêmica (elogios e críticas) ainda assim é um vídeo de interesse das pessoas.

 

A quantidade de comentários negativos feitos no seu vídeo pode influenciar seu ranqueamento. Levando em consideração que estamos falando do Google, uma empresa Data Driven, eu imagino que exista uma correlação feita entre likes/dislikes e com o conteúdo dos comentários feitos. Ou seja, essa análise é muito factível de ser realizada pensando em validar se aquela quantidade de likes/dislikes estão coerentes com elogios ou críticas, podendo entrar como algo positivo ou negativo no cálculo do algoritmo.

 

Isso provavelmente deve ser utilizado para evitar que as pessoas burlem o sistema trazendo uma fake audiência para bombar o vídeo. Por ex: você divulgar entre seus familiares somente para eles irem lá e dar like no vídeo. Essa audiência fictícia pode ser identificada fazendo esse tipo de correlação, moro?

 

 Aquela sua tia que foi no vídeo, deu like, deixou um “excelente conteúdo!” e nem viu sua vinheta provavelmente não deve entrar com a mesma força no cálculo do algoritmo em comparação com alguém que fez a mesma coisa mas realmente viu seu vídeo. Então nada de forçar like ou comentário (minha visão viu. Essa é uma teoria e não uma constatação).  

 

Quantidade de Salvos

Quantidade absoluta de pessoas que salvaram seu vídeo no perfil pessoal para ver depois ou manter o histórico.

 

Por fim, depois de fazer todas essas configurações e ajustes você vai finalmente fazer o upload para o Youtube e ser feliz! No meu caso, o vídeo tinha 1,66GB e demorou em torno de X horas para finalizar o upload e ficar disponível para as pessoas visualizarem meu primeiro vídeo no youtube. Que felicidade, meus companheiros! 

 

Revisão geral do vídeo

Estamos praticamente no fim do trabalho mas ainda resta aquela dúvida: será que eu fiz tudo certinho? Isso é completamente normal e vou te mostrar uma forma simples para você conferir se está tudo nos conformes. 

 

VidIQ

Abra sua vídeo no Youtube (desta vez não precisa ser em aba anônima). Ao abrir seu vídeo, o VidIQ irá gerar aquele relatório automático e exibirá ao lado direito da sua tela.

seo-para-video-youtube

 

Logo de cara podemos ver que recebi uma nota baixa na pontuação VidIQ em comparação com outros vídeos do mesmo segmento. Neste início, estou atribuindo essa taxa baixa por se tratar do primeiro vídeo de um canal e que ainda não teve muitas visualizações. Porém, caso essa tendência de baixa permanecer, é um ponto a ser revisado no futuro e entender os motivos do engajamento não estar bom. 

 

Por outro lado, as taxas de engajamento analisadas sem comparações com outros vídeos está excelente. Ou seja, obtive muitos mais likes do que dislikes. Mas, assim como o tópico anterior, o vídeo é muito novo e ainda não alcançou uma amostragem de pessoas para retirarmos insights realmente relevantes. Então ainda não tenho nada a comemorar. 

 

O VidIQ também sugeriu que fosse feito o compartilhamento em outras redes sociais. Dica acertada já que realmente não havia sido compartilhado. 

 

Em suma, você pode utilizar dessa análise automática para encontrar erros e acertos. Mas lembre-se: não leve ao pé da letra as informações geradas. Você precisa fazer uma análise de contexto antes de decretar alguma afirmação como real. 

 

Youtube Studio

Passado alguns dias do upload do seu vídeo, utilize do Youtube Studio para analisar as métricas e entender como seu conteúdo está engajando as pessoas. 

 

Na aba overview temos um resumo do seu vídeo. Aqui encontramos a quantidade de inscritos que esse vídeo gerou, a quantidade de visualizações, o total de horas que as pessoas ficaram vendo seu vídeo e tudo isso com segmentação por data. 

seo-para-video-youtube-studio

Já na aba Reach (alcance) temos algumas informações mais interessantes. Podemos analisar a taxa Impressions Click-Through Rate que faz uma proporção de exibições que seu vídeo teve na lista de busca e a quantidade de cliques que ele recebeu, ou seja, de pessoas que realmente visitaram e viram algum trecho do seu vídeo. Essa taxa está diretamente relacionada com sua miniatura personalizada e o título do seu vídeo. Obtive 5,3% de conversão e isso significa que a cada 100 exibições 5 a 6 pessoas clicavam no meu vídeo. 

seo-para-video-youtube-studio-2

A parte do engajamento é uma das minhas favoritas. Aqui vemos o tanto que seu conteúdo é de interesse das pessoas. Podemos verificar, por exemplo, qual é o tempo médio que as pessoas ficam assistindo nosso vídeo. No meu caso, a média ficou em 5min40seg. Acho que posso melhorar já que o vídeo tem mais de 15min de duração e isso significa que a maioria das pessoas veem apenas 1/3 dele.

 

O que podemos retirar de ensinamento? Talvez o roteiro que fiz para o vídeo não está prendendo as pessoas o suficiente para elas verem todo o conteúdo. É um fator a ser analisado com mais critério na próxima criação. 

 

seo-para-video-youtube-studio-engajamento

 

Por fim, na aba de audiência você terá acesso às características do seu público que assistiu o vídeo. Podemos verificar informações de gênero, geográficas e outras. Algumas das métricas em meu relatório estavam constando como zeradas pois ainda não tinha uma amostra suficiente de pessoas para gerar as informações.

 

Com o passar do tempo, o Youtube Studio te proporciona análises mais profundas e direcionamento mais otimizado para suas criações futuras. Existem vários filtros e informações para você navegar e vale muito a pena gastar um tempo avaliando os relatórios.  

 


Se você chegou até aqui, provavelmente você deve estar 3 anos mais velho em comparação quando começou a ler a primeira parte dessa sequência de conteúdos. Mas é isso, ficou extenso pois foram várias etapas e eu queria te auxiliar nessa trajetória trabalhosa que é fazer seu primeiro vídeo para o Youtube. 

 

Gostou? Então clica ali naquela estrelinha no seu navegador e salva esse conteúdo nos seus favoritos assim fica mais fácil para você consultá-lo sempre que precisar!

 

Está querendo aprender um pouco mais sobre comercial? Dá um confere nessa filosofada sobre a dificuldade de não ter um portfólio para mostrar para potenciais clientes.

 

Obrigado pela agradável companhia e deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão 🤙 Abraaaaaço.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *