Defini uma meta mas não mostrei o avanço periódico para a equipe

Definindo uma meta

Na minha visão como empreendedor, considero a gestão de pessoas uma das atividades mais difíceis de executar. Cada pessoa tem um comportamento diferente e cada cabeça é um mundo à parte. Realmente algo complexo quando você precisa alinhar todas essas visões de mundo em prol de um único objetivo em comum.

Mas existem várias metodologias e técnicas para alinharmos a equipe ao objetivo único. A base de tudo acaba sendo a definição da meta. Até porque, como abordei neste artigo, o navio que não definiu seu destino estará satisfeito com qualquer local que chegar. A meta pode ser definida através de algo mais macro, como o Objectives do OKR. O importante é alinhar com a equipe onde gostaríamos de chegar ao final de um certo período de trabalho. Pode até ser algo trivial, como a entrega de um projeto. Cabe a você, gestor da poura toda, definir qual faz mais sentido para sua situação.

E foi o que fiz. A meta foi estabelecida de acordo com os objetivos a longo prazo da empresa. Foi feita uma reunião de alinhamento com a equipe com bastante profundidade e, os devidos esclarecimentos foram dados. Até porque as pessoas tendem a trabalhar com muito mais afinco quando sabem de forma clara o motivo de tanto esforço.

A falta de feedback

Os dias foram passando. Logo se transformaram em semanas que viraram meses. Na minha cabeça errante, estava tudo nos conformes. Tinha a impressão que a equipe estava bem alinhada com nosso objetivo definido por volta de 2 meses atrás. Mas, como você já imaginou, não era bem assim. Até porque se tivesse sido tudo lindamente bem, esse artigo aqui nem iria existir rsrsrs.

Bem próximo do fim do prazo estipulado, resolvi dar uma checada em alguns pontos. O resultado estava bem distante do que tínhamos almejado! Chamei logo meu sócio para discutir a situação. E, até mesmo entre nós, percebi que havia algumas rupturas de comunicação. Imagina entre a equipe? O erro foi fatal.

Logo de cara percebi o erro. Provavelmente a reunião de alinhamento inicial da meta foi suficiente para o entendimento da equipe. Porém, com o passar do tempo, a falta de sentar com a equipe e demonstrar a nossa evolução em prol do objetivo causou alguns impactos negativos.

O impacto negativo

A falta de feedbacks periódicos causou alguns problemas na forma que trabalhamos naquela época. Vou citar alguns:

  • Situar a equipe sobre o progresso já conquistado faz com que todos fiquem mais motivados. A falta dessa comunicação pode causar o oposto. A equipe fica sem saber ao certo se está tendo um bom desempenho e, consequentemente, fica mais desleixada e desmotivada.
  • A comunicação não estava perfeita. Existia ruídos na forma que alguns visualizavam a nossa meta em relação a outros. Isso impactou negativamente no formato de trabalho. Alguns indivíduos valorizavam certos parâmetros que eram negligenciados por outros. Se um feedback constante fosse feito, essa ruptura de comunicação teria sido rapidamente resolvida.
  • A reunião de acompanhamento também serve para ilustrar se o caminho já percorrido está na direção correta. Na falta dela, ficamos a mercê do resultado final, não tendo a possibilidade de alterar nosso destino.

Existiram outros problemas, mas considero os listados acima os principais. Obviamente fiquei decepcionado com o resultado, mas com uma leve reflexão, sabia que o principal responsável era eu mesmo. Sendo o capitão daquele navio, era da minha responsabilidade criar o melhor ambiente para atingirmos a meta estipulada. A equipe não podia ser responsabilizada integralmente. Nota zero para você, Davi 😢


Você acha que faz sentido? Deixe ai nos comentários sua opinião!

Agora, se você quer mesmo é dar aquele tapa profissional nos seus conteúdos, recomendo dar um confere na minha ultima publicação sobre maneiras de deixar suas postagens mais bonitas.

Grande abraço!

Um Comentário

  1. 就爱要

    Where there is a will, there is a way.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *