Vendedor bom de serviço
Acordei inspirado nesse dia. Às vezes a gente não tá naquela vibe de vendedor, mas em compensação tem dias que até balde furado a gente consegue vender. Estava em um desses dias. Não gosto de camisa social, mas nesse dia fiz questão de acordar mais cedo só para passar um ferro quente e deixar ela daquele jeito.
A reunião caminhava bem. O orçamento estava encaixado e não existia pergunta que o cliente fazia que eu deixava sem resposta. Tudo caminhando para uma boa venda. Sempre tem né, algo que dá uma atrapalhada na nossa vida. Dessa vez foi o prazo. O cliente queria porque queria o website pronto em poucas semanas de trabalho.
Vendedor que se preza tenta de tudo antes de desistir de uma venda. A solução que ofereci foi utilizar a plataforma do WordPress usando alguns templates premium para acelerar algumas etapas no desenvolvimento do website. Negócio fechado!
A decisão maldita
O trabalho a gente já estava cansado de fazer. Não era algo difícil. Fizemos uma busca pelo site Theme Forest por templates de WordPress que se encaixavam no segmento do cliente. Nessa etapa as opções são muitas e sempre fazemos uma lista com aproximadamente 10 opções e depois vamos eliminando as que não se encaixam nas necessidades do projeto.
E foi exatamente o que fizemos. Ao final tínhamos 3 templates que atendiam sob o aspecto técnico e também de aparência. E ai que veio aquela decisão infeliz. Decidimos justamente por um template amaldiçoado. Na realidade não existia maldição nenhuma, só negligência da nossa parte mesmo. Analisamos vários aspectos que iam desde da capacidade de instalação de plugins específicos, versão das tecnologias utilizadas até mesmo se os elementos de layout conversavam bem com a identidade do cliente. A única coisa que não foi vista a fundo foi justamente se aquele template era utilizado por um concorrente direto.
Como terminar bem um dia
Projeto entregue antes do prazo. Cliente mais do que satisfeito e rasgando elogios. Ao final do expediente, fui para minha consulta semanal com o psicólogo. Fazer terapia é excelente e só aumentou minha sensação de que aquele dia estava perfeito. Só que não. Ao retirar meu celular do modo avião, começou a entrar mensagens de ligações perdidas. E eram muitas. Naquele momento você já sabe que coisa boa não é, já dá aquele frio na barriga.
Liguei para o cliente. Nossa, que situação. Ele estava muito bravo. E com razão. Tinha encontrado um concorrente direto e dentro da mesma cidade que estava usando o mesmo template. Eu nunca tinha encontrado um website brasileiro e concorrente usando o mesmo template que eu gostaria de usar, muito menos na mesma cidade. Mas era verdade. Entrei pelo celular no website encontrado e, mesmo tendo boas diferenças no layout e customizações, dava para perceber que o template era o mesmo. Acusou a gente de plágio e tudo mais. Foi necessário muita conversa para explicar o erro cometido e pedir uma possibilidade de contornar a situação.
Consegui uma segunda chance, mas o custo foi minha madrugada de sono. Cheguei em casa correndo e sentei em frente do computador para resolver o problema. Fui parar só bem de madrugada e todo o resto da semana foi direcionada para resolver esse problema.
Foi uma experiência péssima de viver, mas nunca mais usei um template sem fazer uma pesquisa direcionada aos concorrentes diretos! Algo simples, mas que pode te economizar uma baita dor de cabeça.
Você sente muita dificuldade em extrair informações da internet? Que tal começar a utilizar da tecnologia de Web Scraping?
Deixe um Comentário